2ª Guerra Mundial
Período Pré-Guerra:
O mundo era simplesmente um barril de pólvora prestes a explodir. A Alemanha sofria com o Tratado de Versalhes que fazia com que o país devesse 96 toneladas de ouro como indenização pela 1ª Guerra Mundial à França e Inglaterra, além de não poder ter um exército com mais de cem mil homens e investir em produção de armas. Ela sofria com a fome e a miséria do povo.
Em 1933, é eleito Adolf Hitler na Chancelaria pelo então presidente da Alemanha Paul Von Hindenburg.Com a morte de Hindenburg em 1935, o chanceler, através de um plebiscito concedido pelo povo alemão, é lhe concedida a presidência da Alemanha a Hitler.
Como forma de recuperação econômica, Hitler começa a investir no exército alemão, promovendo o alistamento e produzindo armas. França e Inglaterra viram esse movimento tático, mas não se pronunciaram com medo de nova guerra. Em 1937, faz uma aliança com Itália e Japão. Hitler cria a Tática Blitzkrieg, do alemão Guerra Relâmpago. Blitzkrieg é um método em que os soldados estravam atirando em tudo o que se movesse, seguido por tanques e aviões bombardeando todas as edificações.
Em 1939, após fazer um tratado de paz com a URSS, há a dominação alemã na Polônia. França e Inglaterra declaram guerra à Alemanha Nazista. Hitler já tinha isso em mente, pois queria vingar a derrota alemã na 1ª Guerra.
O início:
As frotas alemãs começam a invadir a Bélgica e a Holanda, para domínio nos redores da França, além de começar a invadir a Rússia, descumprindo seu Tratado de paz. Ele vai tomando posse de todo território russo.
O domínio Nazista:
Hitler, enquanto invadia a Rússia ao mesmo tempo marchava para França que teve sucesso, em maio de 1940 dominou todo o Norte francês, incluindo Paris. Hitler começa a bombardear a Inglaterra.
1941: o início da virada:
Agora vamos para o Japão, dezembro de 1941, podemos dizer que a Segunda Guerra Mundial era um conflito entre nações europeias. Mas, a partir de então, vai se generalizar pelas extensas regiões da Ásia. O Japão, aliado da Alemanha desde 1937, já estava envolvido com a China.
Divididos entre as forças do Koumitang, liderado por Chiang Kai-shek, e do Partido Comunista, de Mao Tse- Tung, os chineses tinham dificuldades em formar uma aliança para combater o invasor. Isso permitiu aos japoneses ocupar quase que um sexto do território, incluindo as populosas cidades do nordeste do país, como Pequim.
Quando a França foi invadida pelos alemães, em junho de 1940, aproveitaram-se da debilidade do velho Império Colonial para apropriar-se de suas colônias. A Indochina francesa foi ocupada.
A expansão japonesa é vista com temeridade pelos Estados Unidos. Roosevelt trata de bloquear de todas as maneiras seu crescimento militar e econômico. Seu primeiro passo foi anular os acordos comerciais que mantinha com o império do Sol Nascente.
Inicia o embargo de petróleo e de matérias-primas para a indústria de guerra japonesa, além de congelar os créditos que o Japão possuía nos Estados Unidos. No campo diplomático, iniciam-se conversões para obter a evacuação dos nipônicos da China e da Indochina - que fracassaram.O estado de guerra tornava-se latente.
Internamente, a opinião pública era favorável à manutenção do isolacionismo. Os Estados Unidos não deveriam entrar na guerra. Poderosos movimentos de direita se organizaram a favor da política do não envolvimento. Pode-se dizer que somente Roosevelt e seus assessores sabiam que a participação americana no conflito era inevitável. A coesão nacional em torno do governo surgiu quando os japoneses realizaram o surpreendente ataque à base naval de Pearl Harbor, no Hawaii, sede da frota americana no Pacífico. Assim, o dia 7 de dezembro coloca os Estados Unidos diretamente na guerra.
Dois dias depois a Alemanha Nazista declara Guerra aos Estados Unidos. O país americano estava pobre, mas Roosevelt conseguiu enriquecê-lo, pondo estrelas de Hollywood em cartaz em várias cidades americanas como Nova York e a própria Washington, e, para conseguir armas, botou várias fábricas que produziam eletrodomésticos para produzi-las. Logo os Estados Unidos estavam prontos para guerra. No início de sua participação não usava soldados, apenas mandava armamentos para o Reino Unido.
O início da participação do exército americano na 2ª Guerra Mundial:
A Alemanha Nazista logo notou um mercado já conhecido, mas não muito utilizado por Hitler, A África. Para tê-lo, a Alemanha Nazista de Hitler logo se aliou a Itália Fascista de Benito Mussolini para atacar a África. Eles começaram a invadir colônias britânicas e tomaram o norte do continente africano.
Os EUA notaram isso e, viram que se a Alemanha enfraqueceria o Reino Unido e Roosevelt, contra o Senado, mandou as tropas irem a África lutar contra os nazistas, e com mais de 1000 homens, os americanos foram massacrados, mas isso se torna a parte mais importante da Segunda Guerra, pois os americanos entram, finalmente na guerra.
Vários americanos entram no Reino Unido para reforçar o exército, e acabam por bolar o maior plano de disfarce da história. Eles botaram milhares de aviões na região mais próxima da Europa, à vista, e deixaram vazar algumas mensagens que entrariam por lá, fazendo os alemães acreditar que eles entrariam por aquele ponto, mas estavam errados. Eles entraram pela França, e acabaram dominando o leste europeu.
Já na URSS:
Hitler, enquanto as tropas americanas não atacavam, estava invadindo a URSS movimentando o exército em direção a Moscou. Ele estava quebrando o tratado feito em 1938, mas (para ele) era uma boa causa.
Logo, chegou o inverno, e as tropas começaram a depender dos recursos das casas abandonadas. Stálin viu esse detalhe e começou a esvaziar e queimar as casas. Vários soldados morreram de fome. Quando uma tropa chegou a 30 km de Moscou, os tanques e as armas congelaram, e acabaram sendo aprisionados e obrigados a desfilar em praça pública, sendo filmados, para demonstrar o quanto era fraco o exército Nazista.
As outras tropas tiveram de recuar até serem cercadas em Stalingrado e assassinadas. A ofensiva soviética começava. Após este vexame, os soviéticos começaram a avançar em direção à Alemanha por um lado, do outro, os americanos, ingleses e franceses.
Logo Hitler perdeu seus aviões, sua fábrica, suas terras ao Leste da Europa, mas tentava resistir, mas essa resistência durou por alguns anos, até o dia 27 de abril de 1945, quando os soviéticos cercaram Berlim. Eles procuraram por três dias o covil de Hitler, e quando o encontraram, Hitler e sua esposa haviam se suicidado, pondo fim à Segunda Guerra Mundial.
Aliados:
Fonte: https://noticias.terra.com.br/educacao/historia/segund
a-guerra- mundial-japao- desafia-estados-
unidos,c8554a6efdc1d310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.
html
Vítor Azeredo von Groll
Comentários
Postar um comentário