Resumo: A 2ª Guerra Mundial Vista do Espaço

Participação dos EUA na 2ª Guerra Mundial

     Em 7 de dezembro de 1941, a Segunda Guerra Mundial chega aos Estados Unidos da América. O Nazismo tem controle sobre a Europa e a aliada dos EUA, Grã-Bretanha, está ameaçada. 360 aviões japoneses atacam Pear Harbor, com intenção de enfraquecer os EUA, acertando seus poços de petróleo. Sem sucesso, o Japão compra uma enorme batalha com os americanos, e torna o país numa união para a guerra. Serão necessários 300 bilhões de dólares (4,4 trilhões em valores atuais), metade desse valor é arrecadado pelo aumento de impostos e outra metade vem do povo, campanhas como “Stars Over America” (artistas famosos em eventos contribuintes à guerra) levaram ao arrecadamento total para a longa batalha que estava por vir.
     Em 1939, depois de 900 navios afundados e 29 submarinos destruídos, a Grã-Bretanha solicitou a ajuda militar dos EUA, feito, mas com um preço, o país europeu deveria passar 8 de suas bases para território americano. Os Estados Unidos oferecem 50 navios Destroyers, e além das bases em seu território, a Grã-Bretanha entrega inovações tecnológicas determinantes na guerra, como projetos de aviões, veículos terrestres, aquáticos, etc.
     Depois do Japão ser bombardeado, os asiáticos vão para as Ilhas de Midway, com intenção de aumentar seu domínio territorial no Oceano Pacífico pensando que tinham o fator surpresa, mas com as inovações na comunicação oferecida pela Grã-Bretanha, os americanos já sabiam da chagada japonesa por conta de terem decifrado os códigos de comunicação usados por eles. Contendo mais informações, os americanos armaram um sistema de defesa, aguardando um ponto vulnerável dos japoneses, como estavam todas as bombas e aviões no convés, foram acionados aviões para atacar os navios, com sucesso, a guerra foi intensificada.
      Os Estados Unidos apostam na fabricação de novas aeronaves, como o B-17, bombardeiro com metralhadoras em todos os seus ângulos, enviados à território nazista para tentativa de ataque, sem sucesso, muitos foram derrubados. Mas uma inovação na aeronáutica estava chegando, o P-51 aumentou a autonomia dos caças americanos e a sua capacidade de destruição de jazidas de petróleo. A Alemanha começa a produzir petróleo sintético para poder compensar a falta do natural, porém continua a procura dessa importante fonte de energia no interior da União Soviética.

     22 de junho de 1941, a Alemanha nazista declara guerra contra a URSS, em sua caçada ao petróleo. Os Estados Unidos oferecem suprimentos e informações sobre planos de ataques alemães à União Soviética. A URSS cria 3 linhas de defesas, com armas antitanques, artilharias pesadas e minas terrestres. Hitler é frustrado com uma derrota.
     No ano de 1940, a Itália se une ao eixo para tomar poços de petróleo da Grã-Bretanha na África, mas para evitar que os regimes se fortaleçam, os EUA detém as forças europeias que invadiram o norte africano.
     Operação Overlord, os Aliados se unem para atacar o território dominado pelos nazistas mas com um fator determinante, a operação Fortitude, os EUA criam uma falsa base militar para que aviões de reconhecimento do Eixo avisem e determinem uma defesa para aquele ponto de ataque. Enquanto seu plano ocorria integralmente bem, aliados se posicionavam estrategicamente para retomar aquele território que não pertencia aos nazistas. Foi no dia 5 de junho de 1994 que a operação entrou em funcionamento e o nazismo, foi derrubado.
     A guerra estava terminada, com os EUA como vencedor. O projeto  Manhatam determinou a construção de duas bombas atômicas, a Little Boy, feita de urânio e a Fat Men, feita de plutônio. Atacaram as cidades de Hiroshima (Little boy) e Nagasaki (Fat me     
     A Guerra causou 78 milhões de mortes, incluindo civis e soldados, uma violência nunca vista antes na história e uma inovação da indústria bélica incomparável à qualquer outro período. Portanto, pode-se dizer que o país mais afetado foi a URSS e quem levou a melhor, foi o Estados Unidos, subindo seu exército de 19º melhor do mundo, para 1º e transformando a sua economia, como a dominante mundial.

                                             

De Matheus Vargas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regimes totalitários do século XX

Quadrinhos durante a Segunda Guerra Mundial

Holocausto