O Fascismo

Autonomia do Fascismo
Entre as décadas de 1920 e 1940, surgiu em alguns países da Europa o fascismo. Era um sistema político, econômico e social extremamente autoritário que ganhou força após a Primeira Guerra Mundial, principalmente nos países em crise econômica (Itália e Alemanha) onde se apresenta uma solução radical. Na Itália, o fascismo foi representado pelo líder italiano Benito Mussolini e na Alemanha, Adolf Hitler, que ganhou o nome de nazismo.

Este sistema terminou com a derrota do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) na Segunda Guerra Mundial (1939-45). Em 1945, com a queda dos principais estados fascistas e com a divulgação das atrocidades cometidas, o movimento fascista perdeu possibilidades de grandes mobilizações. Apesar disso, alguns grupos minoritários se mantiveram nos antigos estados fascistas.

O fascismo aponta um inimigo que deve ser exterminado. No caso do nazismo a vítima eram os alemães brancos e a lista de inimigos era longa, incluindo comunistas, negros, homossexuais, ciganos e principalmente judeus.

Fascismo e Nazismo

Apesar de muitas vezes serem vistos como sinônimos, o fascismo e nazismo têm diferenças. O nazismo é frequentemente contemplado como uma forma de fascismo, mas o movimento nazista identificou uma raça superior (raça ariana), e tentou eliminar outras raças, para criar prosperidade para o Estado.
A semelhança entre estes dois regimes é que obtiveram grande popularidade entre os elementos da classe operária, porque criavam medidas de apoio para eles, medidas que várias vezes não se concretizavam.

Fascismo na Itália

O fascismo teve a sua origem na situação de crise gerada após a I Guerra Mundial e no crescimento absorvente do movimento comunista. Revoluções, guerras civis e crises econômicas conduziram a Itália (e outros países como a Romênia, Turquia, Áustria e Alemanha) à formação de grupos fascistas.


Principais características e ideias do fascismo:

- Totalitarismo: o sistema fascista concentrava poderes totais nas mãos do líder de governo. Este líder podia tomar qualquer tipo de decisão ou decretar leis sem consultar políticos ou representantes da sociedade. 

- Nacionalismo: valorização extrema da cultura do próprio país em detrimento das outras, que são consideradas inferiores.

- Militarismo: altos investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra. Fortalecimento das forças armadas como forma de ganhar poder entre as outras nações. Objetivo de expansão territorial através de guerras.

- Culto à força física: Nos países fascistas, desde jovens os jovens eram treinados e preparados fisicamente para uma possível guerra. O objetivo do estado fascista era preparar soldados fortes e saudáveis.

- Censura: Nenhuma notícia ou ideia, contrária ao sistema, poderia ser veiculadas em jornais, revistas, rádio ou cinema. Aqueles que arriscavam criticar o governo eram presos e até condenados a morte.

- Propaganda: os líderes fascistas usavam os meios de comunicação (rádios, cinema, revistas e jornais) para divulgarem suas ideologias. Os discursos de Hitler eram constantemente transmitidos pelas rádios ao povo alemão. Desfiles militares eram realizados para mostrar o poder bélico do governo.

- Violência contra as minorias: na Alemanha, por exemplo, os nazistas perseguiram, enviaram para campos de concentração e mataram milhões de judeus, ciganos, homossexuais e até mesmo deficientes físicos.

- Anti-socialismo: os fascistas eram totalmente contrários ao sistema socialista. Defendiam amplamente o capitalismo.
Regimes fascistas pelo mundo
A aparição do fascismo como uma força dominante é um fenômeno de apenas alguns anos que pode ser datado precisamente, ele começou em 1922/1923, com a emergência do Partido Nacional Fascista italiano liderado por Mussolini e terminou em 1945 com a derrota e morte de Mussolini e Hitler.  Além da Itália e Alemanha, registraram-se movimentos fascistas de destaque na ÁustriaBélgicaGrã-BretanhaFinlândiaHungriaRomêniaEspanha bem como na África do Sul e Brasil.

Neofascismo
Ideologia pós-II Guerra Mundial a qual inclui elementos significativos do fascismo. O termo neofascista pode ser aplicado a grupos que expressem uma admiração específica por Benito Mussolini e pela Itália fascista. O neofascismo geralmente inclui nacionalismo, nativismo, anticomunismo e oposição ao sistema parlamentarista e à democracia liberal. Alguns regimes pós-II Guerra Mundial têm sido descritos como neofascistas devido a sua natureza autoritária, e, às vezes, por sua fascinação pela ideologia e rituais fascistas.


Curiosidades sobre o Fascismo 
Embora Itália e Alemanha tenham sido os exemplos mais nítidos de funcionamento do sistema fascista, em Portugal (governo de Salazar) e Espanha (governo de Francisco Franco), neste período, características fascistas se fizeram presentes. 

A palavra Fascismo vem da palavra fasci  que significa em italiano ´´feixe´´;
            O fascismo só se torna conhecido a partir de 1922 quando Mussolini chega ao poder;
            O Partido Nacional Fascista cresceu muito rápido e em poucos meses já contava com 300 ml integrantes; 
            Mussolini, as escondidas incentivava o ´´vale-tudo´´ ;
            Fascistas queriam que a Itália revivesse glorias do Império Romano.


Fontes:                       
http://www.infoescola.com/historia/fascismo/                        
https://www.significados.com.br/fascismo/                        
http://www.suapesquisa.com/historia/fascismo.htm                                                        
http://www.politize.com.br/fascismo-entenda-o-conceito/
http://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/fascismo.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fascismo

Fabrício, Flávio e Pedro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regimes totalitários do século XX

Quadrinhos durante a Segunda Guerra Mundial

Holocausto